
Um veículo armado não tripulado (UGV) da Ucrânia destruiu um veículo blindado russo durante uma tentativa de ataque noturno, revelou a 5ª Brigada de Assalto de Kiev.
+ Mulher desabafa sobre problemas com seu Range Rover: “Pior carro de todos”
+ Paraquedista salta de avião a 1.500 m de altura e pousa em cima de jet ski em alto mar; assista
Em um comunicado, a unidade compartilhou que a tentativa de ataque aconteceu na noite da última quarta-feira (10), enquanto as tropas russas se preparavam para avançar as posições ucranianas no escuro.
Imagens de câmera térmica divulgadas pela 5ª Brigada de Assalto de Kiev mostram o sistema de combate robótico Droid ucraniano envolvendo um MT-LB russo com infantaria montada.
“À noite, o inimigo estava se preparando para invadir as posições da 5ª Brigada de Assalto. Nossas equipes ativaram as plataformas de combate terrestre Droid equipadas com uma metralhadora pesada”, disse a brigada em sua nota oficial.
“Um dos operadores detectou um MT-LB com um grupo de pouso se movendo diretamente para a zona de morte através do gerador de imagens térmicas. Explosões de cartuchos de 12,7 mm perfuram a lateral do veículo, atingindo a tripulação e a infantaria de assalto.”
De acordo com a unidade, o veículo atingido perdeu o controle de direção e passou a centímetros do robô terrestre antes de parar após receber mais ataques na parte traseira.
Depois do ataque, um drone de reconhecimento foi enviado ao local para avaliar as consequências, segundo a brigada. “A infantaria inimiga, que sofreu ferimentos fatais, morreu bem ao lado do veículo blindado desativado. O ataque foi frustrado”, ainda disse o comunicado.
O MT-LB é um veículo blindado rastreado da era soviética comumente usado para transportar tropas e suprimentos. A neutralização do veículo russo com uso do Droid evidencia o papel em evolução dos sistemas terrestres não tripulados nas operações defensivas da Ucrânia.
Foto: Reprodução. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
